Coworking ou Escritório Próprio para o seu Negócio?

A partir dessa leitura você irá entender de forma clara e definitiva o conceito de um coworking, e as 4 maiores vantagens de optar por um coworking ao invés de um escritório convencional:

 

  • Redução de custo;
  • Desburocratização;
  • Networking;
  • Produtividade;

 

Para “começar do começo”, O que é um Coworking?

Coworking é um termo em inglês, usado para definir um novo conceito de ambiente de trabalho, focado no compartilhamento de espaços. O termo é uma junção de parte das palavras “co” de colaborativo, e “working” de trabalho.

O conceito surgiu em 1999, mas passou a ser conhecido e usado em 2005 em São Francisco na Califórnia, berço das maiores startups do mundo, e não por coincidência, o conceito de coworking está intimamente ligado ao crescimento de empresas de tecnologia que passaram a investir muito no ambiente de trabalho, para garantir uma qualidade de vida melhor ao seu colaborador, em um ambiente inspirador, e consequentemente uma melhor produtividade na empresa.

Apesar de ser um conceito novo no mundo, e mais novo ainda no Brasil, estima-se que hoje existem mais de 1194 espaços de coworking ativos aqui, crescimento de 48% em relação a 2017, segundo o Censo Coworking Brasil 2018.

O aumento do mercado de coworking se dá por um motivo simples, cada vez há mais profissionais independentes no mercado de trabalho, que procuram ambientes descontraídos, aconchegantes e inspiradores, para fazerem networking e crescerem profissionalmente, sem se preocupar com distrações ou burocracias como contrato de locação, conta de luz, água, segurança, móveis, materiais de escritório, móveis… e por ai vai!

O que só desvia o foco do prestador de serviço, ou empreendedor, que é trabalhar e produzir no que sabe de melhor!

O espaço de trabalho colaborativo visa incentivar o compartilhamento de ideias, e por isso atrai muitos autônomos, prestadores de serviço independentes, empreendedores, e até empresas que querem estimular os colaboradores a pensar “fora da caixa”.

Mas chega de enrolação, fizemos esse post para te ajudar a entender as principais vantagens de optar por um coworking ao invés de escolher um escritório tradicional para a sua empresa, projeto, negócio, ou startup, então vamos aos pontos!

Vantagens do Coworking: O ambiente de um coworking tende a ser muito mais descontraído que o de um escritório próprio, o que não quer dizer que ele não seja profissional ou corporativo, muito pelo contrário, quando várias pessoas trabalham no mesmo espaço, o compartilhamento de ideias e projetos flui naturalmente. Por isso, um ambiente de trabalho compartilhado ajuda profissionais e empresas a pensarem de forma diferente, estimulando a criatividade, a produtividade e o compartilhamento de conhecimento.

4 Principais Vantagens de um COWORKING:

 

1. Redução de custo:

Escolher um coworking como local de trabalho da sua empresa, ou para você mesmo, com certeza trará uma redução de custos enorme. O cálculo dessa redução depende muito do local em que você está situado e por isso fizemos uma análise baseada na localização do Orange Coworking – cidade de São José dos Campos no Estado de São Paulo, e chegamos a uma conta que pode variar de incríveis 88 a 65% de redução de custo (consideramos entre 1-3 pessoas a partir de nossa mensalidade atual de R$ 700 versus custos médios de um escritório, com todos os serviços e equipamentos que oferecemos).

2. Desburocratização (sem investimento inicial, menor tempo de contrato, sem multa de rescisão contratual e maior liberdade):

Sempre que nos deparamos com um contrato de locação de imóvel nos surpreendemos com a burocracia, e os custos estabelecidos “pré” e “pós” contrato. Logo de cara muitos imóveis, sejam escritórios ou residências, solicitam um fundo pré-pago de 3 aluguéis do contrato a fim de garantir

uma segurança ao locador – claro que existem formas paralelas como se ter um fiador, ou partir para empresas que oferecem seguro, mas que também geram custos parecidos ou uma burocracia ainda maior. Passado o momento conturbado do investimento inicial e/ou da burocracia, começam as multas contratuais a partir da rescisão de contrato, que muitas vezes possuem prazos extensos para garantir uma segurança maior ao locador, ou curtos mas compensados via um valor de aluguel maior (reduzindo o poder de negociação do locatário). Ou seja, o locador perde a liberdade e a agilidade de sair a qualquer momento, sem onerar o “bolso”, o que pode ser muito prejudicial para a saúde financeira em tempos de instabilidade política e econômica.

3. Networking:

Como já mencionei acima, e esse talvez seja um dos grandes diferenciais de um coworking frente a um escritório próprio, um ambiente de trabalho compartilhado é imbatível no quesito networking. Em qualquer coworking que você visitar, irá perceber que desde a estrutura arquitetônica até os eventos do espaço, estão voltados ao compartilhamento de ideias e a troca de experiências entre os coworkers. Os ambientes aproximam os visitantes com ambientes colaborativos e aconchegantes, fornece integração social, e eventos como happy hour ou programas conjuntos para aproximar uns aos outros.

4. Produtividade:

como happy hour ou programas conjuntos para aproximar uns aos outros.
Ufa!! Haja argumento!! rs

Além de todos os benefícios e vantagens principais citadas, eu ainda poderia citar uma localização ótima versus o custo, instalação rápida (só chegar e trabalhar), foco centrado em seu negócio, maior flexibilidade, segurança a um custo baixo, entre outras vantagens que falarei em um próximos post!
Se você ficou com alguma dúvida ou achou que faltou falar de algo importante, deixa aqui nos comentários que abordaremos no próximo post do Blog.

Obrigado pela leitura!

“Se quer ir rápido, vá sozinho. Se quer ir longe, vá em grupo.“

Receba nossa Newsletter

Inscreva-se para receber novidades, convites para eventos, promoções e muito mais.

    *Conheça nossa Politica de Privacidade aqui.