Cozinha Compartilhada, Dark Kitchen ou Cloud Kitchen?

A economia compartilhada tem trazido inovações constantes para os modelos de negócios tradicionais. Foi assim com os espaços de trabalho, que atendendo a necessidades novas de compartilhamento de espaço, passaram a adotar o conceito de CoWorking, o mesmo aconteceu com outras áreas como saúde, em que surgiram espaços compartilhados entre médicos e outros profissionais, e está acontecendo com tantas outras com o passar do tempo. Todos esses conceitos têm algo em comum, o compartilhamento de espaços para melhorar a produtividade, otimizar os custos, atrelado a uma estrutura melhor do que um espaço próprio.

 

Seguindo este modelo de economia colaborativa, novos conceitos passaram a existir também no segmento de alimentação, mais especificamente de cozinhas, e neste artigo vamos falar sobre alguns termos que surgiram e que causam dúvidas quanto ao que significado, e as diferenças entre eles (será que existe?).
Ao final deste artigo você entenderá o que é uma:

 

  • Cozinha Compartilhada;
  • Dark Kitchen;
  • Cloud Kitchen;

 

O conceito de Cozinha Compartilhada surgiu da necessidade cada vez maior de restaurantes pequenos, e cozinheiros autônomos, precisarem de uma cozinha estruturada, bem localizada, e equipada para atender a demanda crescente de comidas por delivery. Tudo isso atrelado a um custo inferior que ajuda muito no início do negócio.
Com o aumento dos pedidos de delivery via apps de serviço, surgiu a necessidade de espaços compartilhados para cozinhar, com infraestrutura de qualidade e logística planejada. Este conceito significa um espaço onde uma ou mais cozinhas são compartilhadas entre diversos restaurantes, chefes de cozinha e/ou entusiastas da gastronomia, e tem crescido muito por trazer diversas vantagens por quem opta em otimizar custos, ter produtividade e facilidade logística (veja aqui a nossa página do Orange CoKitchen).

Além do termo “Cozinha Compartilhada”, surgiram também espaços com o conceito de “Dark Kitchen“, que na tradução para o português significaria “Cozinha Escura“, mas que tem mais sentido como expressão “Cozinha Virtual“. Este tipo de cozinha, diferentemente do espaço dividido entre mais gente, não significa obrigatoriamente de que a cozinha será compartilhada (por mais que possa ser também – e é ai que gera a dúvida haha). As cozinhas com este conceito “Dark Kitchen” significam mais que a cozinha não atende a um salão tradicional de restaurante, onde existem mesas, cadeiras e garçons para atender os clientes no próprio lugar. Este modelo tem crescido com a forte demanda de pedidos por delivery, atendendo a um volume de pedidos que cresce muito por conta de apps de serviços como iFood, Rappi e Uber Eats.

Por último, também existe um outro termo que vêm sendo usado, que é o “Cloud Kitchen”, um termo que traz uma palavra muito usada em tecnologia – “Cloud”, que significa Nuvem, e “Kitchen”, de Cozinha em inglês. mas que é muito parecido (ou até igual), ao conceito explicado acima – Dark Kitchen. A ideia da “Cozinha em Nuvem” (em outro local) também é separar a parte de produção de comida do espaço de um restaurante, atendendo especificamente as demandas externas, e não internas. Por isso, são termos que basicamente querem dizer a mesma coisa, de foram diferente. Além desses dois termos que são muito usados, também existem locais e artigos que citam: Virtual Kitchen e Ghost Kitchen para denominar este conceito.

Mas e esse conceito, tem aderência no Brasil ou no mundo?
Uma pesquisa feita nos Estados Unidos apontou que 67% dos restaurantes preferem abrir um espaço de “Dark Kitchen” no próximo ano, do que uma cozinha tradicional com restaurante.
No Brasil ainda é difícil verificar os números desse mercado, sem pesquisas que indiquem o crescimento ou o surgimento de novos espaços que seguem esse conceito, mas uma coisa é certa, esse modelo veio pra ficar e tende a crescer muito nos próximos anos, impulsionado pela demanda crescente de pedidos de comida via apps.

Fora daqui o Google já mostra pesquisas que comparam esse mercado na India com os Estados Unidos:

Comparativo de Tipos de Cozinha e Restaurantes nos Estados Unidos

Comparativo de Tipos de Cozinha e Restaurantes na India Fonte: Google (Faasos Cloud Kitchen Restaurant)

Bom, espero que vocês tenham gostado do conteúdo, e como é um assunto bem novo e bem técnico, qualquer dúvida, comentário ou sugestão, deixa aqui embaixo nos comentários que será um prazer responder e debater sobre esses modelos.
Valeuuuu! 😉

O Orange CoKitchen surgiu dentro do Orange CoWorking com o intuito de atender restaurantes pequenos e cozinheiros que precisavam de um espaço com estrutura adequada para cozinhar, com capacidade de produção, atender as demandas logísticas e garantir um custo adequado ao seu negócio. Conheça mais acessando aqui.

Receba nossa Newsletter

Inscreva-se para receber novidades, convites para eventos, promoções e muito mais.

    *Conheça nossa Politica de Privacidade aqui.